Como Atuamos

Para promover as mudanças em que acredita e lutar pela garantia de direitos, o Íntimo Colorido desenvolve diversas ações que têm em comum o objetivo de potencializar histórias de vida. Veja aqui

 

Somos “Bolas de Semente”

Você já ouviu falar em “Bolas de Semente”? A inspiração que buscamos para construir nosso modelo de atuação social veio da permacultura.

Feitas a partir de uma mistura de argila, compostos orgânicos e água, as “Bolas de Semente” são lançadas em terrenos baldios, beiras de estrada ou áreas sem vegetação e, por serem altamente férteis, são capazes de gerar novas flores e frutos e pouco a pouco alterar significativamente uma paisagem.

Utilizando dessa técnica como metáfora, pretendemos - por meio de nossas práticas - semear em contextos específicos projetos carregados de sentido e conteúdos potentes que possam florescer e gerar impacto positivo.

Conheça nossas Ações:

Projetos Sociais

Acreditamos que trabalhar com o feminino é também trabalhar com o coração de uma comunidade. Uma mulher doente psicologicamente significa, em muitos casos, uma mãe doente, o que pode resultar em uma família doente. Todos esses dilemas, mesmo que de maneira indireta, refletem na sociedade. Para nós, colorir a vida dessas mulheres é sinônimo de fortalece-las e potencializar suas caminhadas e escolhas.

Em seus “Projetos Sociais”, o Íntimo Colorido promove oficinas de artesanato que são oferecidas como possibilidade de fonte de renda alternativa. O intuito é fazer desses encontros momentos de reflexão para a importância do cuidado consigo mesma, da manutenção dos afetos presentes nas diferentes relações e da elaboração de projetos de vida.

Os conteúdos são transmitidos sempre em grupos, de forma sensível, utilizando da música, de movimentos com o corpo, da dança, do contato, de poesias e filmes para chegar aos seus objetivos. O ambiente de convivência possibilita que saberes singulares sejam compartilhados e aja um fluxo constante de trocas entre as participantes.

Já realizamos oficinas em diversas cidades do Brasil e conhecemos histórias incríveis.

Te convidamos a conhecer mais deste trabalho aqui.

Mulheres Ajudando Mulheres

Somos inúmeras, de percursos e vivências distintos, com múltiplos potenciais - alguns já despertos, outros ainda adormecidos esperando o tempo certo para germinar. E se pudéssemos fazer algo umas pelas outras?

“Mulheres Ajudando Mulheres” é um chamado para nos reconhecermos enquanto multiplicadoras. Por meio desta atividade, queremos criar uma rede de conexão intensiva, de fortalecimento mútuo, e somar diferentes trabalhos, habilidades e ideias que, reunidas, possam contribuir para o empoderamento e visibilidade de mulheres vivendo em situações de risco e vulnerabilidade social. Acesse aqui para ver algumas das nossas ações.

Mulheres Pelo Mundo e Por um Mundo Novo

Em diversos países ao redor do globo, há pessoas e iniciativas engajadas e dispostas a transformar realidades e solucionar situações que, sobretudo, afetam negativamente a trajetória de mulheres.

O que falta, muitas vezes, é que essas organizações se tornem conhecidas para além de seus territórios de atuação e, a partir daí, criem conexões.

A barreira da informação é, em diferentes casos, o que separa culturas, causas e pessoas interessadas em colocar a "mão na massa" e agir. Para começar a solucionar essa questão e transpor os obstáculos, o Íntimo viaja até esses locais e conhece diferentes projetos, realidades e modos de vida. Queremos, com essa experiência, mapear e divulgar iniciativas que atuam pela emancipação feminina e caminham em direção a uma sociedade mais colaborativa.

Iniciamos nosso trajeto, em 2015, pelo Marrocos. Em 2016, estivemos em um campo de Refugiadas na França. Confira aqui por onde já passamos

+351 917757315