Tapetes da Cida

1/1

O Íntimo Colorido contribuiu com a venda dos tapetes artesanais produzidos por Cida, uma mulher idosa moradora do bairro Ponte Alta, no município Barra do Chapéu, no interior de São Paulo. Cida é uma mulher que, além da confecção dos tapetes, cria galinhas, cuida do neto Antônio de 5 anos e trabalhava na lavoura. A mãe de Antônio havia abandonado o filho com a avó Cida e ido embora. Cida e Antônio moravam na beira de uma estrada onde passavam muitos caminhões e havia muitos bares e alcoolismo, Antônio ficava exposto a muitas situações de risco.

A partir da venda dos tapetes de Cida, passou a contratar uma menina, moradora do bairro, para cuidar de Antônio. Além da criança passar a ser protegida, Cida proporcionou uma oportunidade de renda para essa jovem. Pelo fato do bairro ser muito pobre, jovens como essa, quando terminam a escola, precisam ir para as cidades grandes em busca de trabalho e emprego. Por terem baixa escolaridade, ao se depararem com um mercado de trabalho competitivo, os empregos que encontram são de empregadas domésticas e, na pior das hipóteses, a prostituição.

Quando Cida foi interrogada pela primeira vez sobre o que fazia com o dinheiro da venda dos tapetes, respondeu “eu ajudo quem mais precisa”. O que gostaríamos de demonstrar é que impulsionando a venda dos tapetes, o Íntimo Colorido contribuiu para gerar uma rede que impactou não só a vida da Cida, a do seu neto Antônio, a da jovem que foi contratada para cuidar dele, mas também as das pessoas que Cida ajudava com o dinheiro que recebia da venda. Assim queremos inspirar você a fazer o mesmo, entender o impacto social que pode gerar uma pequena atitude.

+351 917757315