Íntimo Colorido desenvolve Projetos Sociais voltados ao Bem-Estar, Saúde Mental e Empoderamento de mulheres em vulnerabilidade social. Os anseios daquelas que sofrem as consequências da situação-problema são sempre ouvidos e considerados, os Projetos Sociais são estruturados a partir de Diagnósticos Participativos, ou seja, a elaboração das ações são realizadas junto com o grupo de mulheres atendidas.

 

É realizado um prévio aprofundado do contexto em que as mulheres que serão atendidas estão inseridas e onde o projeto irá ocorrer. As ações caracterizam-se por serem planejadas e estruturadas com objetivos bem definidos, incluem metodologias de monitoramento e avaliação de seus resultados. Envolvem recursos humanos, materiais, financeiros e acontecem dentro de um espaço de tempo definido e sobre realidades sociais específicas.

Esta construção coletiva acontece em espaços de convivência que são elaborados pelo Íntimo Colorido com teor de acolhimento, onde é construído um ambiente sensível e seguro que visa proporcionar fortalecimento de vínculos, partilha de vivências e construção de identidade comunitária.

 

Suas vozes serão consideradas como sendo parte da elaboração da proposta de ações deste Projeto que se pretende implementar, tornando-as, de forma democrática, agentes da própria mudança à qual irão se submeter. O rompimento com as perspectivas horizontais da concentração de poder se dá através da criação destes espaços dialógicos onde se desenvolvem a capacidade de escuta entre as mulheres envolvidas. através do fortalecimento emocional e emancipação econômica, mobilizando-as para cidadania e contribuindo para sua autonomia como pessoas dotadas de potencialidades. 

Nossos

Projetos

Mulheres Toxicodependentes

Mulheres em Zona Rural

Mulheres em Hospital Psiquiátrico

Mulheres em Cadeia Feminina

... nós temos a capacidade grandiosa de fazer brotar novos sentidos!

O objetivo dos Projetos Sociais do Íntimo Colorido é atuar junto a vidas que, em algum nível, estavam sendo vividas em "preto e branco". A proposta não é levar cor para o universo íntimo dessas mulheres atendidas, mas contribuir para o despertar das cores que já habitam no íntimo de cada uma delas. Para contribuir com o colorir da vida destas mulheres, o Intimo Colorido conta em suas práticas com uma série de conteúdos da área da Psicologia e Filosofia, que são utilizados como contributos teóricos, tais como o cuidado de si (Michael Foucault), a importância dos afetos (Spinoza), e sobre o Projeto de Ser (Jean Paul Sartre). Esses conteúdos são trabalhados de forma sensível no formato de Oficinas voltadas a Arteterapia. Os Projetos Social desenvolvidos são realizados tendo como base o formato de Grupos Terapêuticos que oferecem experiências relacionadas a Arteterapia com a finalidade de promovendo estratégias de autoconhecimento e cuidado de si contribuindo para este fortalecimento emocional proposto. A Arteterapia é uma disciplina em que a utilização das artes plásticas (com atividades de recorte, escrita, música, trabalhos com o corpo, contato, movimento, poesias, filmes, costura, pintura, fotografia, etc ) permite recuperar ou melhorar a Saúde Mental e o Bem-Estar emocional das mulheres envolvidas. Ela se torna uma ferramenta capaz de ajudar na expressão das emoções de forma criativa, que pode auxiliar na elaboração, do ponto de vista emocional, das experiências difíceis que muitas mulheres em vulnerabilidade já vivenciaram. 

+351 917757315