WorkShop

capacitação online 

Feminização 

da Pobreza

e Sofrimento Ético-Político

objetivo:

  O Curso Online Feminização da Pobreza e Sofrimento Ético- Político é uma iniciativa do íntimo colorido COLETIVO que tem por objetivo reunir mulheres da sociedade civil que tenham o interesse em contribuir com a elaboração de estratégias para o combate e enfrentamento da situação de vulnerabilidade social em que muitas mulheres se encontram. Que além de ser uma responsabilidade do Estado, é também uma responsabilidade nossa enquanto cidadãs em situação de privilégios. 

  Neste Curso Online serão apresentadas reflexões introdutórias das áreas da Psicologia, Filosofia e Sociologia de forma simples e didática, que irão te oferecer conteúdos importantes que serão fundamentais para que você possa iniciar a estruturar uma idéia de intervenção social. 

conteúdo:

​módulo 1

- Mulheres em situação de vulnerabilidade    

- Pobreza e vulnerabilidade social  

- Exclusões sociais (preconceitos, estereótipos e estigmas )

módulo 2

- Feminização da pobreza    

- Famílias monoparentais

Sofrimento ético-político

- A saúde mental de mulheres vulnerabilizadas    

módulo 3

- Estratégias de intervenção social 

- Demandas invisibilizadas 

- Áreas em que precisamos agir

"A esperança na mudança é o melhor início para qualquer começo"

ministrante:

Priscila Dias é Psicologia Social e também graduada em Filosofia, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é Mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo pelos Departamentos de Psicologia, Sociologia e Economia da Universidade de Coimbra, Portugal (Europa). É interventora social, a dez anos trabalha combatendo violências, estigmas e invisibilidades de mulheres que se encontram em vulnerabilidade social, com o objetivo de contribuir com estratégias de empoderamento e enfrentamento comunitário das inúmeras dificuldades que muitas destas mulheres vivenciam. Liderou experiências de atuação com mulheres empregadas domésticas, obesas mórbidas, soropositivas  e prostitutas, meninas em situação de abrigo, mulheres em hospital psiquiátrico, dependentes químicas, caiçaras, mulheres rurais, idosas, detentas em cadeia feminina, dentre outras. Na Europa, elaborou ações voltadas a mulheres em situação de rua em Dublin (Irlanda), atuou com mulheres refugiadas em Dunkerque (França) e dependentes químicas em Coimbra (Portugal). Tem experiências em Projetos Sociais com mulheres na África (Marrocos e Kenya) e Ásia (Índia, Bangledash, Vietnã e Tailandia). 

currículo aqui

"Acredito que nós - mulheres em situação de privilégios - temos a responsabilidade de contribuir para que outras mulheres que não tiveram as mesmas oportunidades que nós também possam  se fortalecer.  

Convido você a despertar o seu íntimo colorido, para a construção de um novo mundo possível.

Fazemos parte de uma comunidade global e todos nós podemos ser transformadores."

 - Priscila Dias

eu quero

aprender a agir!

+351 917757315