E se tivéssemos todas as mesmas oportunidades? Acreditamos que, desta forma, o mundo se transformaria em um lugar melhor. Por isso, o Íntimo Colorido caminha pela construção de uma vida mais digna a todas. Nossos projetos são voltados ao empoderamento de mulheres que se encontram em condições de vulnerabilidade social diversas – mulheres em situação de rua, refugiadas, privadas de liberdade, idosas, residentes em zonas rurais, entre tantas outras.
Sabemos que as mulheres consideradas as mais excluídas e desvalorizadas, dentro da escala de privilégios da estrutura patriarcal, são aquelas que, no dia a dia, enfrentam maior número de situações de opressão e/ou exploração. Sendo assim, é para elas que o Íntimo direciona seu olhar. Atuamos para combater a invisibilidade social vivenciada por muitas delas.
Por meio de nossos projetos, buscamos promover às participantes espaços de convivência com teor de acolhimento, partilha de vivências, fortalecimento de vínculos e identidade comunitária.
Durante nossas práticas, estimulamos a valorização de si e do pensamento crítico. O que, indiretamente, reflete em uma mudança material e histórica, que inclui aumento de autoestima, autonomia e protagonismo.
A transformação é coletiva
O Íntimo Colorido acredita que, seja no Brasil, Portugal ou espalhada pelo mundo, uma revolução está a caminho. Mas ela somente será possível com criatividade e a colaboração entre mulheres. Já que, juntas, ombro a ombro, somos capazes de produzir grandes transformações.
Por isso, em seus trabalhos, o Íntimo convida outras vozes femininas, que têm em comum o interesse pela construção de um novo modelo de sociedade, para a elaboração coletiva de estratégias de combate a preconceitos e estigmas que afetam, em variadas proporções, mulheres de diversas partes do mundo.