Projetos Sociais
para Ongs, Instituições
e Eventos
Desenvolvemos Projetos Sociais no campo da Saúde Mental e do Bem-Estar para Ongs e demais Instituições que oferecem serviços destinados a mulheres em vulnerabilidade social. Desenvolvemos iniciativas de impacto social com mulheres para Eventos.
Projeto decoração do Carnaval
Decoração da Praça para o Carnaval da cidade
Coimbra, Portugal
Esta proposta configurou-se como uma iniciativa de intervenção social, destinada a confecção da decoração do evento de Carnaval da cidade de Coimbra, em Portugal, organizado e promovido através de uma parceria entre o Íntimo Colorido e os produtores do Carnaval Coimbra, a convite da produtora cultural Rafaela Gonçalves com apoio de Thaisa Chapin. O Intimo Colorido teve essa iniciativa de inclusão social, convidando mulheres, atendidas pela instituição Caritas, para contribuirem fazendo parte desta festa, com a confecção da decoração do Carnaval. A criatividade foi o elemento fundamental desta iniciativa, que foi realizada em parceria com a artista voluntária Clarissa Serafim, que desenvolve sua pesquisa em relação a sustentabilidade e o descarte da indústria têxtil. O projeto recebeu tecidos de doações, que transformaram-se em tiras, nós e laços que enfeitaram toda a praça e o palco do evento. O Projeto ofereceu para a mulheres que contribuíram para essa iniciativa, como contrapartida, Oficinas de Bem-Estar. Um desses encontros contou com a colaboração voluntária do cabelereiro Anacleton Junior.
Esse projeto configura-se no campo da Cultura e foi pautado no paradigma do cidadão criativo, segundo o qual todas as pessoas têm potencial não só para assistir e ouvir qualquer acontecimento cultural, mas sobretudo de serem incluídas, fazerem parte, e participarem ativamente nesse processo. Envolveu perspectivas da arte comunitária, que tem como um dos seus princípios a reivindicação dos direitos sociais das populações excluídas, em situação de desigualdades e injustiças sociais, somada a noção de arte participativa, definida pela partilha do ato criativo num ato de co-criação coletiva. Com esse projeto o Intimo Colorido buscou dar visibilidade ao potencial criativo das mulheres envolvidas, confiando, como sempre, no valor do trabalho artesanal como ferramenta de impacto social. Com essa experiência manual, a cada rasgo, a cada nó e a cada laço, as mulheres envolvidas puderam também partilhar seus afetos, sua espiritualidades, vulnerabilidades, dramas, mas também suas capacidades de resiliência, de superação dos seus desafios e suas forças, para seguirem com esperança, acreditando que juntas somos capazes de construir um futuro que seja melhor para todas.
Fotos de Michele Martins