• íntimo colorido COLETIVO

O que é para você cooperar?

Agora é momento para aprender a SER JUNTO! É momento de sair do eu para aprender e se tornar nós. É importante você iniciar a refletir sobre o que a palavra cooperar significa para você.


Texto de Ana Carolina

para íntimo colorido COLETIVO


Pensar a cooperação muitas vezes nos vem em pensamento atitudes isoladas e pontuais. Ajudar, fazer tudo juntos, dar o lugar na fila, parceria com o colega de trabalho. Isso tudo faz parte, mas do micro.

Conceito de cooperação vai um pouco mais alem. Compreender que somos afetados por uma rede de relacionamento muito mais ampla, que dá a volta ao mundo e impacta todos os aspectos da nossa vida é um ponto inicial.

Esta percepção nos move a entender que cada um, todas as pessoas estão indissoluvelmente ligadas e cada um tem uma responsabilidade pelo todo e que tudo e todos geram consequências.

Nada é descartado, nada é descartável, nada está fora, nem sequer o lixo que “jogamos fora” está fora.

Ter essa compreensão nos faz mudar nosso campo de visão primeiro conosco, para o mundo e para o todo. Acreditar que as coisas como estão não tem solução ou que não adianta fazer nada pois não terá impacto, é um grande erro.

Podemos pensar a cooperação do modo simples ao mais complexo. Inicia-se dentro de nós, como lidamos com nosso corpo, qual a alimentação que temos. As relações de parceria e dominação que se inicia no berço familiar e que se estende a toda nossa cultura e no nosso globo, de diversas formas.

Podemos não conseguir mudar o mundo de uma vez ou transformar o planeta tão saudável quanto era em sua concepção, se é que ele foi concebido. Mas, podemos mudar o próximo processo, podemos equilibrar e deixar caminhos sustentáveis para as próximas gerações, para nossos filhos, que por sua vez terão outros filhos. Precisamos começar aqui, agora.

Quais situações de dominação você enxerga ao seu redor? Você vive alguma delas? Habituou-se a alguma? Na sua família sustentam-se elementos de dominação? Você usa a dominação para controlar o tempo, situações ou pessoas?

Neste paradigma, é preciso analisar-se primeiro e eleger aquilo que queremos que se mantenha. È necessário ainda, tomar consciência e aprender a desaprender esses conceitos. Só ai então, saberemos de onde partir para cooperar.

Nós do íntimo colorido COLETIVO estamos produzindo reflexão e conhecimento voltado as dominações vivenciadas pelas mulheres ao longo da história, mas não todas as mulheres, estamos voltando os nossos estudos e trazer para o centro da discussão as mulheres mais oprimidas e desvalorizadas dentro do sistema Patriarcal e Capitalista e que por isso vivencial situações de vulnerabilidade social. Queremos te sensibilizar e convidar a despertar o seu olhar para elas, e vir com a gente aprender a cooperar nesta direção.


+351 917757315